Alunos trocam materiais recicláveis por material escolar em Sinop

Projeto "Reciclando Vidas" é realizado pelas Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, em parceria com comerciantes.

Em 09/01/2020 02:27:00 na sessão Cidades

Cerca de 17 mil alunos da rede municipal de Sinop, a 503 km de Cuiabá, estão envolvidos no projeto que visa a preservação ambiental por meio da reciclagem. Para estimular o recolhimento de materiais recicláveis, os estudantes vão receber dinheiro fictício, o "sinopinho", para "comprar" material escolar.

A implantação do projeto "Reciclando Vidas" começou em setembro do ano passado. Durante quatro meses, ele funcionou como teste. Entretanto, nesse período, foi possível arrecadar mais de 24 toneladas de produtos recicláveis.

Projeto "Reciclando Vidas" é realizado pelas Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, em parceria com comerciantes.

A cada cinco unidade de material reciclável o aluno recebeu um "sinopinho" para trocar por material escolar -- Foto: Prefeitura de Sinop/ Assessoria

A cada cinco unidades de material reciclável, como garrafa pet e latinhas, o estudante recebeu o valor de um "sinopinho". Esse dinheiro pode utilizado para compra de material escolar.

Durante esses quatro meses, os alunos da rede municipal puderam recolher materiais recicláveis em casa e na vizinhança e trocar na escola. Cada unidade escolar se tornou um ponto de troca.

Mais de 24 mil toneladas de materiais recicláveis foram arrecadadas com o projeto -- Foto: Prefeitura de Sinop/ Assessoria

Os materiais recolhidos com o projeto serão vendidos para uma empresa de reciclagem no município, para que o que iria para o lixo possa ser reaproveitado.

Nos meses de janeiro e fevereiro, em razão das férias escolares, o projeto está suspendo e passa por readequações, mas deve ser retomado a partir de março.


Fonte: G1 MT 



Por Olhar Cidade 09/01/2020 02:27:00

Mais notícias da sessão: Cidades